Quando estiver em Israel, coma como os locais
A cultura da comida de rua em Israel é muito marcante. Famosa por sua combinação original de sabores de dar água na boca, transformando pratos clássicos em explosões de sabor, é uma experiência imperdível ao viajar pelo país. Do norte ao sul, quiosques despretensiosos e restaurantes escondidos servem algumas das experiências gastronômicas mais inesquecíveis, deixando os moradores locais fazendo fila para saborear essas delícias artesanais. Mas essa cultura não se resume apenas à comida. Há algo especial em ver os moradores locais reunidos em ambientes casuais, descontraídos e cercados pela agitação da cidade. A mistura de idiomas e a interação entre amigos que aproveitam uma refeição sob os gloriosos raios de sol, fazem parte da magia do Oriente Médio.
No último ano a comida de rua nunca esteve tão em voga. Chefs renomados reinventaram suas marcas para criar uma experiência culinária memorável que satisfaz tanto o paladar quanto a alma. Como restaurantes tradicionais foram afetados pelos fechamentos generalizados durante a pandemia, moradores locais saíram às ruas para socializar e saborear as delícias epicuristas. Chefs israelenses famosos, como Eyal Shani e Assaf Granit, foram aclamados por sua vontade de se adaptar e atender à demanda, criando uma interpretação moderna de receitas autênticas da região com ingredientes de alta qualidade.
Com a opção de se sentar em mesas compartilhadas ou de juntar-se com os locais para comer em um dos parques urbanos de Tel Aviv enquanto aprecia o vai e vem do mundo, você logo perceberá por que este é o lugar ideal para os amantes da gastronomia.
The Dirty – Eyal Shani
Você tem certeza que esteve em Israel se não experimentou a genialidade e os conceitos culinários engenhosos de Eyal Shani? O chef lendário redefiniu a comida de rua com o Miznon, que é simplesmente uma obra-prima em um pão pita. O mais recente projeto gastronômico de comida de rua de Shani, The Dirty, nasceu no ano passado e, como era de se esperar, recebeu elogios entusiasmados. Embora Tel Aviv tenha muitas hamburguerias, nada se compara aos sabores inspiradores de Eyal Shani. Sanduíches suculentos e saborosos feitos de challah recheados com um indulgente hambúrguer de entrecôte com a opção de adicionar queijo ou molho bolonhesa. Veganos, não se preocupem, há também a opção de um generoso hambúrguer de falafel perfeitamente incorporado na challah que poderia encantar até os carnívoros mais ávidos. As batatas fritas são perfeitamente crocantes por fora e fofinhas por dentro, combinadas com um molho especial, o “dirty” aioli; não tem como dar errado. Coma na animada filial localizada na rua Rei Jorge , no coração de Tel Aviv, e talvez você possa ver o próprio Shani, ou se preferir atravessar a rua em direção ao Parque Meir para um ambiente mais tranquilo.
Teder Pizza & Cafe Romano – Eyal Shani
Eyal Shani realmente não erra, e essa pizza é, sem dúvida, a melhor de Tel Aviv. Localizada no descolado Beit Romano, no sul de Tel Aviv, a pizza no estilo napolitano de Shani atrai um público descolado durante a noite. As pizzas são bem servidas, com uma base delicadamente fina e com a textura crocante ideal, a muçarela derrete na boca, e a sua criação original faz seu molho de tomate especial e delicioso. Combinadas com azeitonas e dois tipos de temperos frescos feitos na hora, Shani soube exatamente como dar o seu toque especial à pizza tradicional. Nos arredores de Romano está o recém-construído Parque HaMesila, que segue o percurso da antiga Ferrovia Otomana. A mais nova criação de Shani, o Café Romano, abriu recentemente ao longo da rota e rapidamente se tornou o local ideal para saborear sanduíches com recheios que satisfazem os paladares mais exigentes. Os que têm preferência por alimentos açucarados não ficarão desapontados com os folhados e bolos amanteigados, assados com perfeição – é algo que não se pode perder durante um passeio relaxante. A região conta com ciclovias, vegetação exuberante e espaços abertos encantadores, por isso tornou-se o favorito dos locais de Tel Aviv para relaxar e saborear as guloseimas indulgentes do Shani.
GG Kubala – Assaf Granit
O gênio por trás do Machneyuda em Jerusalém, do Coal Office em Londres e do Shabour estrelado pelo Michelin em Paris, Assaf Granit diversificou seu incrível portfólio de restaurantes ao abrir o GG Kubala. O quiosque está localizado no coração de Jerusalém, bem ao lado do icônico mercado Machane Yehuda, e traz um novo conceito culinário para a área. O pequeno menu oferece sanduíches como você nunca provou antes, uma explosão de aromas e sabores que certamente fará seu paladar vibrar. O pão é uma espetacular criação híbrida de challah e pão tradicional iemenita, Kubaneh, o qual permite os sucos saborosos dos recheios serem absorvidos e retidos no sanduíche. Entre os sanduíches mais populares estão o Kubala Caesar, a interpretação de Granit de uma salada caesar de frango, e o Kubala de bife de milho. Os restaurantes de Granit sempre se certificam de atender aos veganos, e o GG Kubala não é diferente, oferecendo um sanduíche de repolho grelhado e tahini. No entanto, os experimentos gastronômicos não param por aí, acompanhamentos como o ‘sorvete de frango frito’ que se tornou instantaneamente um sucesso nas redes sociais. Não perca a chance de vivenciar esta experiência gastronômica; é provável que se torne o paraíso culinário no famoso mercado Machane Yehuda.